COBERTURA DO CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA – TRIBUNA DO NORTE

Yuno Silva – repórter

Natal ferveu este fim de música com a extensa programação musical  que dominou os bairros da Cidade Alta e Ribeira: no sábado (1º) aconteceu a primeira eliminatória do Festival MPBeco; e domingo (2) o movimento foi intenso pelas ruas e becos que acolheram a oitava e derradeira edição do Circuito Cultural Ribeira. Nas duas ocasiões, além do acesso gratuito, aspectos em comum como o público cada vez mais eclético e interessado no que anda acontecendo na cena local deram o tom. A relevância cultural dos eventos e o fato de terem sido realizados a partir da iniciativa de produtores sem qualquer vínculo com o poder público também são elementos a serem considerados nesta rápida leitura.

Yuno SilvaLirinha apresentou as canções de seu novo trabalho solo, "Lira", no Festival do Beco da LamaLirinha apresentou as canções de seu novo trabalho solo, “Lira”, no Festival do Beco da Lama

Celeiro que ressalta nomes como Simona Talma, Júlio Lima, Romildo Soares e Maguinho daSilva, o Festival MPBeco segue firme na missão de garimpar novos talentos da música potiguar ao definir os primeiros cinco finalistas da grande final marcada para o próximo dia 15 de outubro. Estão no páreo as músicas “Festa na Vila” (João Henrique Koerig) interpretada pelo grupo Linha de Passe; “Tico-Tico” (Caio Padilha), com a banda 3 da Matina; “Jurubebas Queen”, de Arthur Soares; “Algumas verdades sobre a mentira” (Romildo Soares e Simona Talma), por Romildo; e o “O trovão e o passarinho”, de Nagério, Carlos Bem e Franklin Mário.

O show de abertura foi protagonizado pela cantora Cida Lobo, e o encerramento ficou a cargo do pernambucano Lirinha. Apostando em uma sonoridade mais cosmopolita, sem deixar de ter um pé no regional, o eterno ex-líder da banda Cordel do Fogo Encantado continua com as mesmas caras e bocas e sua poesia afiada de sempre no recém-lançado “LIRA” – álbum que marca sua estreia como artista solo. Ainda em fase de testes, pois esta foi a primeira vez que a banda se apresenta em público, o show peca pelo visual acanhado – tanto no quesito figurino quanto cenário.

Vale registrar que o equipamento de som prejudicou a apresentação, apesar do artista ter atrasado toda a programação com uma passagem de som que durou duas horas. O MPBeco tem patrocínio da Cosern, Destaque Promoções, CPGeo e Cardiocentro, através das leis de incentivo Djalma Maranhão (Prefeitura) e Câmara Cascudo (Governo do RN).

Yuno SilvaA banda Soatá (DF/PA) agitou o palco do DoSol durante a programação do Circuito Cultural RibeiraA banda Soatá (DF/PA) agitou o palco do DoSol durante a programação do Circuito Cultural Ribeira

Guitarrada na Ribeira

Já no domingo (2), o público natalense se despediu do Circuito Cultural Ribeira: foram oito edições, uma por mês desde o Carnaval, que mudou a cara do bairro. Coloridos, roqueiros, sambistas e regueiros de todas as idades, inclusive famílias inteiras, descobriram que há muito a ser visto no bairro histórico. Com patrocínio do Vivo através da lei Câmara Cascudo, o evento comprovou a vocação boêmia e a veia artística do lugar.

A programação destacou a presença de bandas convidadas como Soatá (DF/PA), que fez um show impecável no Centro Cultural DoSol. Sob o comando da vocalista Ellen Oléria, o grupo comprovou que não há fronteira quando o assunto é música: destilou uma mistura de punk rock e carimbó que surpreendeu até o mais soturno metaleiro. “Estamos fechando um ciclo, mas teremos uma sessão extra do Circuito no próximo dia 12 de outubro com a presença de músicos eruditos aqui na Ribeira”, informou o produtor Anderson Foca.

Ainda sem confirmação de continuidade, há possibilidade de uma edição do CCR em dezembro e a retomada do projeto a partir do Carnaval do próximo ano.

Em tempo: o charmoso Nalva Melo Café Salão recebeu o multiinstrumentista Antônio de Pádua. Acompanhado da família, todos músicos, Pádua fez a festa com sambas, frevos e outras milongas mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *